Reportagem

Máfia de leiloeiros se alastra pelo Brasil

            O dinheiro de arrematantes de veículos vem sendo afanado por alguns pregoeiros através de fraudes que incluem a proibição de ver a placa antes de concluir a compra; entrega de carro clonado, com chassi remarcado, multas em aberto, leilão disfarçado de “venda direta”, bloqueio judicial. Os golpes ocorrem em várias regiões do País, somam prejuízos incalculáveis às vítimas e colocam em xeque a credibilidade desse mercado de consumo.

 Vicente de Paulo, dono da Vip Leilões: mentor do crime que proíbe o cliente ver a placa do veículo antes da compra

          Se estivesse sendo cumprido o Decreto-Lei que regulamenta a profissão de leiloeiro (número 21.981/32) e as legislações subsequentes, todos dotados de mecanismos eficazes para garantir os direitos do arrematante de veículo, esse seria o método de vendas mais confiável e vantajoso no Brasil. Entretanto, pela grande quantidade de denúncias registradas na Polícia, nos órgãos de defesa do consumidor e em sites da web, as leis estão como que soterradas, deixando o cliente à mercê de golpes astuciosos.

            Assim como ocorre na máfia – sistema de poder paralelo ao do Estado –, um grupo de leiloeiros capitaneado pelo dono da Vip Leilões, Vicente de Paulo Albuquerque, jogou a jurisprudência pra escanteio e nas barbas da Justiça criou normas próprias, ilegais; cujo único objetivo é lesar o bolso do consumidor incauto, conforme provam as inúmeras reclamações das vítimas.

             As queixas de quem foi ludibriado ao adquirir veículo em leilão, seja presencial ou online, vão desde a proibição injustificável de ver a placa e o Renavam antes de efetuar o pagamento, passa pelo atraso de anos na entrega dos documentos necessários à transferência; carros vendidos com bloqueio judicial, clonado, chassi remarcado; até veículos que foram pagos, mas não entregues aos compradores.

             O crime de não deixar o cliente ver a placa para verificar a situação legal do bem que vai comprar resulta em veículos vendidos com impostos e multas não pagas pelo leiloeiro – conforme manda a adormecida lei. Em alguns casos, o valor das multas ultrapassa o preço do carro pago pelo arrematante. Os autores das infrações são profissionais registrados nas juntas comerciais e detentores de fé pública no exercício da atividade (?!).

         É facílimo de constatar pelos depoimentos das centenas de vítimas que a Vip Leilões encabeça o ranking das empresas que afanam o bolso do consumidor, seguida pela Loop e o Palácio dos Leilões. Juntas, as três formam o tripé de sustentação às graves e variadas manobras fraudulentas para driblar as leis e passar a perna nos arrematantes. Elas agem fora da lei alimentadas que são pela impunidade.

Ocultação de placas é arma para ludibriar arrematantes

Palácio dos Leilões, Vip e Loop no ranking das empresas acusadas de lesar pessoas País afora por meio de leilões fraudulentos

                A norma, inconstitucional, de proibir os arrematantes de ver, anotar e checar a placa do veículo antes de pagar por ele é a mola-mestra para as demais infrações que ocorrem em leilões e fragilizam a credibilidade do setor. Se os desmandos não forem combatidos com rigor, leiloeiros desonestos chegarão ao ponto de dar xeque mate na eficácia da justiça brasileira.

          Enquanto camuflam as placas, em detrimento dos direitos do consumidor, Vicente de Paulo e o grupo dele mandam às favas o Código de Trânsito Brasileiro. Em seu artigo 328 o CTB determina ao leiloeiro pagar com o dinheiro arrecadado no pregão os impostos do veículo, a exemplo do IPVA, as taxas, multas, dívidas antigas, inclusive as despesas com o veículo em permanência no pátio.

             Graças à artimanha de ocultar as placas, empresas como a Vip, a Loop, o Palácio dos Leilões transfere ao comprador todos os débitos do veículo arrematado, num desrespeito gritante ao CTB. Outras casas de leilões, motivadas pela impunidade, aderiram ao esquema e o que se constata hoje são leiloeiros mafiosos marcar seus territórios Brasil afora.

         Encorajados pela falta de punição, eles inventaram mais uma maracutaia para driblar a lei: o Remarketing que, trocando em miúdos, trata-se de leilão disfarçado de venda direta. É um sistema de mão única onde resta ao consumidor apenas o direito de pagar pelo veículo, sem nenhuma garantia de contrapartida – a reportagem completa sobre a tramoia será divulgada aqui em breve.

           Os prejuízos aos compradores de carros em leilões já são incalculáveis, mas os leiloeiros trapaceiros, assim como agem os mafiosos, aprimoram as fraudes para continuar levando vantagem e enriquecer de forma ilícita. Mister se faz uma força tarefa integrada pelo Ministério Público, Polícia e órgãos de proteção ao consumidor para pôr fim às ações criminosas do bando que já atua em diversos estados.

Vip acusada de vender e não entregar veículos

Consumidores em leilão da Vip: comprarão carro sem poder verificar a situação legal dele

Consumidores em leilão da Vip: comprarão carro sem poder verificar a situação legal dele

               No Rio Grande do Sul a Vip Leilões é acusada por um morador de Esteio, de não ter lhe entregado os veículos que ele arrematou. Segundo a denúncia da vítima*, feita no último mês de janeiro, da empresa de Vicente de Paulo ela não recebeu os veículos e muito menos os documentos deles.

  “Eu paguei o transporte à própria Vip; mas a empresa não me entrega os carros, não atende os meus telefonemas e não responde às minhas mensagens”, lamenta.  *Os nomes dos denunciantes são omitidos para se evitar represálias, já que esses leiloeiros arrotam ter bastante influência. Vicente de Paulo, por exemplo, alardeia: “O Judiciário é a minha casa” (?!).

             No Paraná, um arrematante de Curitiba denuncia a Vip Leilões por ter lhe vendido um veículo com multas e IPVA não pagos e promete acionar a Justiça se a empresa não resolver o caso. Em Uberlândia (MG), a Vip Leilões vendeu um caminhão alienado – comprometido como garantia de pagamento de dívida.

  Por causa da alienação, o arrematante não consegue transferir o veículo para o nome dele, tampouco falar com alguém na Vip para devolver o caminhão/problema e pegar de volta o dinheiro pago por ele. “Da última vez que telefonei, esperei na linha mais de 25 minutos e não fui atendido”, desabafa.

             O arrematante só caiu na armadilha da Vip Leilões porque a empresa de Vicente de Paulo não lhe permitiu ver a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do caminhão. Os dois números são necessários para a pessoa identificar se o veículo tem restrições judiciais, inclusive se está alienado. Com esses números é possível checar ainda se o automóvel possui impostos em atraso ou outras dívidas, como multas de trânsito.

Palácio dos Leilões vende carro clonado 

Arrematante denuncia: “Palácio dos Leilões me vendeu um caminhão clonado”!

Arrematante denuncia: “Palácio dos Leilões me vendeu um caminhão clonado”!

              Em Belo Horizonte (MG), um arrematante denuncia que adquiriu um veículo clonado no Palácio dos Leilões. Quando ele tentou fazer a transferência, o examinador descobriu o clone e o carro foi apreendido. “O veículo pertencia a Itaú Seguradora, que também não me deu nenhum parecer”, reclama a vítima.

             Na Bahia, a Vip Leilões é acusada por um morador de Feira de Santana, de ter lhe vendido um veículo com chassi remarcado, em um Leilão Online, realizado em Teresina (PI). Segundo o denunciante, o detalhe não ficou claro no momento da arrematação e ele diz que gostaria de cancelar a compra por falta de informação clara!

             Em São José dos Campos (SP), um arrematante relata ter comprado da Loop Gestão de Pátios uma moto com bloqueio judicial. Ele afirma, na denúncia registrada no dia 29 de janeiro passado, que por causa do bloqueio, não consegue transferir o bem para o nome dele e menos ainda recuperar o dinheiro investido.

             A empresa Lance Maior Leilões integra o grupo de leiloeiros que atua à margem das leis brasileiras. Em Florianópolis (SC), ela é acusada por um arrematante de propaganda enganosa por não informar detalhes do carro colocado à venda, divulgar só os ângulos que valorizam o produto e inibir os erros, defeitos e falhas.

           Outro reclamante de Santa Catarina relata ter ofertado R$ 32 mil numa BMW – via leilão online da Lance Maior –, mas desistiu quando pediu mais informações sobre o veículo e a empresa lhe negou repassar os números da placa e do Renavam. Além disso, no lugar de fornecer imagens reais dos detalhes do veículo, deram-lhe desculpas esfarrapadas.

Vítimas clamam por justiça!

MP/MA, Procon/SP e Russomanno garantiram a esta repórter defender o cliente prejudicado!

 

14 Replies to “Máfia de leiloeiros se alastra pelo Brasil

    1. Boa noite Suzana Sousa.
      Perdoe – me pela demora em responder, mas ainda espero poder ajudar.
      Você pode denunciar o leiloeiro desonesto na Junta Comercial do Estado onde ele é registrado – você encontra o número de registro dele no site das Juntas Comerciais na Web. Paralelo à isso, você pode ainda denuncia – lo no MPE, nos Procons, e inclusive nas Decons (Delegacia do Consumidor ). Se tiver mais alguma dúvida , Suzana, pode entrar em contato porque voltei à ativa.
      Abraço.

      1. A própria essência do negócio de leilões exige dos participantes um conhecimento prévio.
        Quem participa de leilões não são pessoas inocentes, sem conhecimento algum daquilo que está acontecendo (e que irá acontecer).
        A coisa quando chega a hasta pública é porque já foi previamente passado por um negócio jurídico.
        Então, dizer que a pessoa não sabe o que está acontecendo é uma falácia, sem sentido algum.
        Se a pessoa faz a opção de participar desse tipos de fraudes ditas na matéria, É PORQUE SABE O QUE ESTA ACONTECENDO, O QUE VAI ACONTECER, E QUER PARTICIPAR. Nada é desconhecido por quem participa desse tipo de atividade.
        Simples assim.

  1. Boa noite! Aqui no rio de janeiro , no leilão do joão emilio, carros perda total estão sendo vendidos e algum tempo depois voltam a leilao reparados sem informaçao que já foram sinistrados.
    Outro dia tinha uma bmw anunciada na olx informando passagem de leilao e ao mesmo tempo estava no pregão como sendo carro de financeira!
    Estao higienizando os carros de enxente antes de ir para o leilao para tirar o aspecto ruin e com isso dar uma boa impressão e assim.vender mais caro!
    Pessoas como eu , que trabalham com carros a muito tempo, se nao prestar muita atençao, é prejudicado….imagino as pessoas que nao tem muita experiencia!!
    Tive oficina prestando serviço para seguradora durante muito tempo e nao só como os leiloeiros de má fé , existente muitas seguradoras que para angariar mais dinheiro nos pregões, tomam atitudes para lesar o consumidor!!!

  2. Todos os leiloes do Brasil cometem essas irregularidades. A copart leilões e a superbid também ocultam as placas renavan e informações aos arrematantes.

  3. É máfia mesmo, na venda de um carro duas pessoas são lesadas, aquela que perdeu o carro e quem compra, o DETRAN também forma máfia com o leilão, aconteceu comigo, vc arremata, transfere para seu nome e depois de alguns dias aparece diversas multas anteriores pra vc pagar e ainda toma pontos na carteira, nesse caso o DETRAN é mais sujo do que eles nessa máfia e ajuda ocultar esses prejuízos também, tenho provas do que falo aqui, outra triste realidade é de quem perde o carro, as vezes o valor que a pessoa já pagou, deu outro carro na troca não são relevados, mesmo faltando poucas parcelas em atraso o carro é apreendido, é um contrato com o banco que depois de feito não existe acordo, a ânsia deles pegarem o carro é enorme porque sabem que é lucro garantido no leilão, outro problema são lojistas que compram esses carros e levam para as lojas, fiquem espertos ao comprar numa loja, vc pode adquirir uma bucha lá também, enfim! Uma máfia grande, poderosa e legal perante a lei.

  4. Eu arrematei um veículo no Vip leilões que dizia ser de financeira.No documento consta de seguradora.Entrei em contato com o Vip leilões e nada.Fui lesado por essa empresa.

  5. Já fui vítima da loop leilões,arrematei um up que quando fui transferi constava impedimento,entrei em contato e não deram a mínima só tirou o impedimento quando acionei a justiça,lá tudo isto e notório retirada a placa dianteira i cobre a outra, não a como consultar praticamente impossível manter contato com eles nada de informações,arrematei 2 motos banco pan vieram placas de SC prometeram finalizar a transferência lá faz 3 meses que aguardo resposta e nada,a a loop Uberlândia e tudo citado na matéria e muito mais,uma verdadeira enganação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »