Reportagem

Justiça libera livro censurado por mais de 10 anos!

                                                  Liberado após 11 anos de censura, livro será vendido em breve

O livro “A Reportagem Proibida”, da jornalista Edna Santos poderá ser conhecido, enfim, no Brasil inteiro. A obra revela os bastidores da trama ardilosa preparada contra ela pela dupla de cantores goianos Zezé Di Camargo e Luciano para atraí-la a São Paulo e jogá-la numa prisão, acusando-a de extorsão. Edna esteve detida 10 meses num presídio especial, no Portal do Morumbi, na capital paulista.

O fato ocorreu em 1995, não por acaso, quatro meses depois que a repórter divulgou em primeira mão a agressão física de Luciano contra um adolescente num bairro nobre de Goiânia. A reportagem alcançou grande repercussão nacional – a revista Veja publicou o caso com destaque -, e Luciano virou réu em processo movido pelo Ministério Público de Goiás.

“A Reportagem Proibida” foi recolhido das bancas cinco dias depois de colocado à venda, por meio de uma liminar de busca e apreensão expedida pelo juiz de Direito Vanderlei Caires Pinheiro. Os cantores tentaram censurar até os jornais que escreveram sobre o lançamento do livro e sobre a decisão judicial proibindo a comercialização dele.

A história, que não se trata de uma biografia não autorizada dos cantores; é contada em 209 páginas, dividida em 14 capítulos. É fartamente comprovada por documentos, recortes de matérias jornalísticas e depoimentos de promotores e procuradores de Justiça, além de advogados e jornalistas.

O livro traz muitas revelações bombásticas – todas documentadas –, a exemplo de Zezé ter contratado um pistoleiro para matar a jornalista. A denúncia foi feita à imprensa pela juíza de Direito Camercy Rosa e em seguida Edna entrevistou o pistoleiro na prisão, acompanhada do promotor de Justiça Fernando Krebs, do Ministério Público de Goiás.

O cantor acusou Edna Santos ainda de ter sequestrado o irmão dele, Wellington Camargo. A denúncia falsa, feita ao então ministro da justiça Renan Calheiros, foi publicada com destaque pelo Jornal de Brasília. Edna Santos não foi ouvida pela autora da matéria mentirosa. 

Edna Santos já respondeu a 52 processos cíveis e criminais em virtude de suas reportagens polêmicas e foi absolvida em todos porque não publica matéria alguma sem provas consistentes. No livro que será comercializado muito em breve ela expõe os perigos expostos aos jornalistas não submissos à ditadura econômica e conta por que a prisão, ainda que especial, é o pior deles!

 

7 Replies to “Justiça libera livro censurado por mais de 10 anos!

  1. Hello great blog! Does running a blog such as this
    take a great deal of work? I have very little expertise in programming but
    I was hoping to start my own blog soon. Anyways, if you have any ideas or techniques for
    new blog owners please share. I understand this is off subject however I simply
    wanted to ask. Many thanks!

    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog. Eu nada entendo de programação; é uma
      empresa de marketing que cuida disso. O meu trabalho é correr atrás das reportagens,
      pois sou jornalista investigativa e escritora – além da obra citada nesta matéria,
      sou autora de um livro de poemas “Marias”, publicado pela Paco Editorial.
      Contudo, se é sua intenção criar um blog, vá em frente – jamais desista! Hoje, muitas
      plataformas facilitam isso pra nós, ficando a nosso cargo apenas postar
      conteúdos que espertem interesse, como o que postei despertou o seu. Abraço fraternal.

  2. On-Page SEO refers to various techniques for optimizing individual pages on a website for enhancing the visibility and ranking in search engine results pages (SERPs). It involves optimizing such as improving title tags, meta descriptions, headings, text, internal linking, URLs, responsiveness, and page speed. By focusing on On page seo, website owners can create a strong foundation for their overall SEO strategy and enhance their website’s user experience.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »